Quando você decide morar sozinho tem que tomar conta de tudo que, antes, era sua querida mãe que fazia, não é mesmo? Uma destas tarefas é lavar as roupas. E se você não tem grana para gastar com lavanderia nem quer destruir seu guarda-roupa inteiro, preste atenção neste post. Vamos decifrar, aqui, os significados de todos aqueles símbolos nas etiquetas de roupa pra você não correr mais riscos.
Sobre a lavagem: é muito importante saber como a roupa deve ser lavada, principalmente se ela for de um tecido mais leve. Usar o tipo de lavagem errada pode acabar com a peça, manchar, desfiar, alargar, estreitar e até mesmo rasgar o tecido.
Sobre a temperatura: as peças já vêm com essa indicação porque certamente acontecerá algo se você desobedecê-las. A maioria das roupas é limpa em água fria mesmo, então não há tanta preocupação, mas é melhor prevenir do que remediar.
Sobre o alvejamento: isso é basicamente para você saber se a roupa pode ser colocada no cloro ou não. Esqueceu de olhar a etiqueta? Sua peça pode terminar a lavagem com muitas manchas. Mas, quem sabe você não emplaca na tendência do tie-dye?
Sobre a secagem: o modo como você seca suas roupas pode influenciar muito na maciez e textura do tecido. Existem muitos materiais que ficam marcados pelos pregadores de roupas, então não basta só jogá-las no varal e esperar que o milagre aconteça.
É claro que não dá pra decorar todas essa etiquetas e algumas você pode nem ver na sua vida, mas achamos válidas essas informações para quem está iniciando a vida de solteiro em casa e precisa se virar. Esperamos que aproveite as dicas!
Fonte: Revista Rumo